Sobre as Edições 2021, 2022 e 2023
Sobre as Edições 2021, 2022 e 2023
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas – CSMB, em parceria com o Museu da Cidade de São Paulo – MCSP, tem o prazer de trazer, ao público interessado e aos profissionais das ciências da informação, o III Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas e Museus, visando a fortalecer os diálogos que permeiam os fazeres biblioteconômicos, museológicos e arquivísticos e colaborando para o debate e reflexão acerca do uso da tecnologia, nos acervos de cada área.
Em 2021, houve a primeira edição desse evento, no Museu da Cidade de São Paulo, ainda denominado Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Museus, com o propósito de trazer à tona discussões que visavam a quebrar paradigmas sobre acervos, bem como sobre o fazer biblioteconômico, museal e documental, discutindo sobre o uso da tecnologia, seja no campo de gestão de acervos – no sentido mais amplo da palavra –, seja na virtualização de exposições e espaços; como exemplo, pode-se citar o uso da inteligência artificial para que as obras de uma exposição se conectem entre si e com os visitantes.
Já em 2022, o tema escolhido focou nos documentos produzidos pelas bibliotecas, museus e centros de documentação, sejam eles no formato físico, digitalizado ou digital. Isso porque, o mundo se vê constantemente em um emaranhado de informações produzidas e armazenadas em dispositivos ou em nuvem, configurando sucessivas explosões de informação. Mas, dessa vez, isto ocorreu dentro das instituições citadas, onde, muitas vezes, não se tem recursos adequados para trabalhar e gerir essa massa documental, garantindo sua preservação e recuperação, permitindo que o cidadão tenha seu acesso facilitado e que a informação produzida possa, de maneira proveitosa, ser transformada em conhecimento. Tal alcance seria também um aporte de inestimável valor na consolidação da educação informal.
Neste ano de 2023, a CSMB e o MCSP realizarão talvez a mais importante edição do evento em pauta. O III Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas e Museus, irá discutir, ao longo de cinco dias e conforme o cronograma ofertado, sobre a preservação e conservação de acervos físicos e digitais. Essas discussões terão um ponto de partida muito importante: os acervos de Bibliotecas e Museus federais, estaduais e municipais. Com isso, o Seminário ganha maior robustez, contando com profissionais de saber ilibado que irão, ao longo desses dias, trazer suas expertises, seus fazeres e seus “cases” para o público participante. Assim, para além da preservação propriamente dita, falar-se-á sobre o que move esses profissionais a zelar e cuidar de nosso patrimônio cultural, preservando não somente o bem físico ou digital, mas a história, a memória e tudo aquilo que não deve ser apagado.
O Seminário, todavia, não tem a pretensão de esgotar as discussões acerca dos temas discutidos, ou mesmo de trazer soluções inquestionáveis para tais questões. O intento é mais singelo: trazer à tona os temas como uma provocação, para que outros eventos similares possam gerar novos debates, em todas as áreas do conhecimento, propondo ponderações que motivem diálogos e contribuição para as áreas, promovendo, com isso, a interlocução com outros pesquisadores e suas pesquisas. Essa proposta, portanto, pode fazer com que as áreas percebam a necessidade de que os processos de preservação e conservação de acervos sejam intensificados, cada vez mais, pelas instituições de guarda.
João de Pontes Junior
Danilo Montingelli
Coordenadores do Seminário
Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato