Museólogo, servidor do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia –UFBA; Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio. Especialização em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás – UFG. É Chefe de Divisão de Preservação e Segurança na Coordenação de Preservação e Segurança - COPRES/DPMUS. Atua nas áreas de preservação de acervos, conservação preventiva, segurança e gerenciamento de riscos para acervos museológicos.
Coordenadora do Museu Histórico do Senado Federal, bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com MBA em marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e treinamentos em gestão de pessoas como APG Amana Key e Dale Carnegie Course. Servidora de carreira do Senado, atuou na gestão de acervo museológico, foi diretora de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, chefiou a Assessoria de Comunicação da Diretoria-Geral, além de produzir documentários e programas institucionais para TV Senado. Dedica-se à cultura, à gestão humanizada e a questões de equidade.
Museólogo com formação pela Universidade de Brasília (2020), é o responsável pelo Museu do Senado em Brasília, com mais de 10 anos de experiência na área. Destacou-se com um projeto de educação patrimonial no 26º Congresso de Iniciação Científica do DF e criou o Museu Histórico de Carolina/MA em sua pesquisa de conclusão de curso. Suas áreas de interesse incluem Museologia, Gestão Museológica, Comunicação Museológica, Patrimônio Cultural e Memória. No Senado, gerenciou a crise de 8 de janeiro, implementou o primeiro Plano Museológico e liderou projetos, como a sistematização do acervo na plataforma Tainacan. Como consultor, contribui para a comunicação e gestão museológica em diversos setores, consolidando sua posição como profissional notável na museologia brasileira.
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especialista em Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona/Itaú Cultural) e Mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/ MAST). Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), atuou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e desde 2013 é museólogo na Câmara dos Deputados. Chefia o museu da instituição desde 2016.
Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Possui graduação em Museologia pela Unirio. Atualmente atua como Técnica em Restauração do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), exerce a função de Chefe do Laboratório Central de Conservação e Restauração do Museu Nacional. Fez parte da Equipe de Resgate de Acervos do Museu Nacional. Foi museóloga do Ecomuseu Ilha Grande da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) até o início de 2015. Tem experiência na área de Museologia e Restauração, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, acervos, museologia e memória social.
Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC SP, graduada em História pela FMU e técnica em museologia pela ETEC Parque da Juventude. Atuou no Sistema Estadual de Museus –SISEM-SP, foi docente na ETEC Parque da Juventude na área de História e Museologia. Atualmente é assessora técnica de coordenação na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico/Secretaria da Cultura e Indústrias Criativas e faz parte do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação da mesma Secretaria. Possui experiência na área de gestão de acervos museológicos, bibliográficos e arquivísticos, em gestão de banco de dados e vem se especializando em Lei Geral de Proteção de Dados, Direito Digital, Políticas de Difusão e Propriedade Intelectual.
Graduação em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1990). Especialização em conservação e restauração de pinturas de cavalete pelo Instituto Paulista de Restauração (1994-1996). Entre 1999-2005, participou de workshops organizados pelo British Council e VITAE no Brasil (1999-2005). Em 2001 fez estágio por um ano como conservadora/restauradora nos Laboratórios da Tate Gallery (2001), em diferentes cidades da Inglaterra, nas unidades Tate Britain, Tate Modern, Tate Liverpool e Tate St. Ives. Atuou como Coordenadora das Reservas Técnicas da Pinacoteca de São Paulo (2004-2017) e atualmente é Coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauro. Participou da reforma da Pinacoteca Luz, Pinacoteca Estação e do processo de construção da Pinacoteca Contemporânea. Também possui ateliê particular.
Especialista em conservação e restauro no Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde 2010. Graduada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Preservação de Documentos e Obras de Arte em Papel pela Escola SENAI. Atualmente desenvolve e realiza projetos de conservação e restauro, elabora e ministra oficinas, assim como desenvolve pesquisa interdisciplinar na área de conservação e gestão de acervos. Membro fundadora da REDE de Conservação Preventiva da USP e membro do Institute of Conservation (Icon -Reino Unido).
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001), aperfeiçoamento em Gestão Ambiental Urbana pela FUPAM/CDHU (2004), mestrado em Eficiência Energética em Edifícios (EEE) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2021) em Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicada à qualidade ambiental de áreas de guarda de acervos em museus, bibliotecas e arquivos. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em eficiência energética, simulação computacional do comportamento termo-energético de edificações e avaliação pós-ocupação aplicada ao patrimônio edificado. Atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura, energia, conforto ambiental, simulação computacional, regulamentos de eficiência energética, APO, patrimônio, gestão de facilidades, conservação preventiva, acervos em papel. Trabalha atualmente como professora do curso de arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Mestranda em História Econômica pela USP, na linha de Economia da Cultura, possui graduação em História pela USP, formação técnica em Design Gráfico pela Etec Carlos de Campos e cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo Senai Theobaldo de Nigris, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e pela ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Atuou como bolsista no Núcleo de Conservação e Restauro do Arquivo do Estado de 2013 a 2015 e no Centro de Preservação Cultural da USP de 2015 a 2017. Atua desde 2017 no laboratório de conservação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Especialista em Museologia, Cultura e Educação pela PUC/SP (2022); Mestre em História da Ciência (bolsa CAPES – 2016) e bacharel e licenciada em história (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atua como conservadora desde 2008 e já trabalhou em grandes instituições como: Arquivo Público do Estado de São Paulo, Arquivo Histórico Municipal e Museu das Culturas Brasileiras. Atualmente é conservadora do acervo do Complexo Theatro Municipal onde é responsável pelo gerenciamento das coleções do complexo; implantação do gerenciamento ambiental dos espaços de guarda; organização e planejamento de projetos; planejamento e supervisão das atividades de conservação preventiva e curativa; estabelecimento de políticas e diretrizes de preservação do acervo; relatórios técnicos de conservação e de gestão, laudos técnicos de conservação.
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Tecnologia Nuclear do IPEN, na linha de pesquisa de preservação de materiais fotográficos utilizando a radiação ionizante. Historiadora pela Universidade de São Paulo. Atua há 11 anos na área de preservação e conservação de acervos. Atualmente é Especialista em Conservação e Restauro na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Educador há mais de três décadas. Desenvolveu diversos cursos na Focus Escola de Fotografia e escreveu o livro Revelação em Preto e Branco, a Imagem com Qualidade. Millard fez o seu mestrado em artes visuais no Visual Studies Workshop em Rochester, New York na década de 1990, onde também atuou como educador. Cursou o Certificate Program for Photographic Preservation no George Eastman House e depois lecionou processos históricos fotográficos neste programa por 3 anos. Foi professor durante 11 anos no Rochester Institute of Technology na School of Photographic Arts and Sciences e School of Print Media. De volta ao Brasil trabalhou na Cinemateca Brasileira como Coordenador de Preservação. Nos últimos doze anos tem trabalhado com a organização, preservação e digitalização de acervos bidimensionais. Atualmente leciona sobre conservação de coleções fotográficas analógicas e digitais, digitalização e preservação digital para o mestrado online de Museologia da Johns Hopkins University. Atua desde 2019 como Gestor de Acervo do Instituto Moreira Salles.
Conservadora audiovisual e museóloga. Graduada em Cinema, Rádio e TV pela FAAP (1979); pós-graduada em Museologia pela FESPSP/Inst. Museologia (1988); Mestre em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa “Meios e Processos Audiovisuais”, pela ECA/USP (2009). Atua na área da preservação audiovisual desde a década de 1980, tendo trabalhado na Cinemateca Brasileira por 36 anos. Aposentou-se em 2015 do serviço público, porém segue atuando profissionalmente através de consultorias, cursos e treinamentos. É professora na pós-graduação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) desde 2008, núcleo de Gestão Arquivística. É membro fundador da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2019) e graduação em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac (2013). Também possui curso técnico em Museu pela ETEC Parque da Juventude. Atua na área de preservação do patrimônio cultural brasileir. Exerceu a função de Técnica em Preservação de Filmes - Controle de Reservas Técnicas e atualmente é Coordenadora do Setor de Preservação de Filmes na Cinemateca Brasileira.
Mestre em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa (2023). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Especialista em Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ (2016). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá (1989). Atualmente é bibliotecária na Fundação Biblioteca Nacional. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação e Desenvolvimento de Coleções. É chefe substituta do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) da Biblioteca Nacional desde 2016. Atua nas áreas de identificação, análise e descrição bibliográfica de livros raros. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas: História do Livro, História das Bibliotecas, Patrimônio bibliográfico, Livros Raros, Bibliografia Material, Políticas de Gestão de Acervos Raros e Especiais, Conservação e Preservação.
Especialização e Mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (MAST/2009 e 2017) e graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais (Universidade Estácio de Sá/2007). Servidora da Fundação Biblioteca Nacional desde 2013, atualmente exercendo a função de Chefe da Seção de Restauração. Desenvolve atividades de gestão e supervisão de conservação e restauração de livros, documentos e obras de arte em suporte papel e acondicionamentos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Patrimônio Bibliográfico e Documental, coordenado pelo professor Dr. Fabiano Cataldo (UFBA/MinC/IBRAM), desenvolvendo pesquisa sobre Marcas de proveniência bibliográfica da Coleção Teresa Cristina Maria da Fundação Biblioteca Nacional desde 2018.
Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços [1995-2013]. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Concluiu também pela Universidade Estadual de Campinas, o curso de Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas [2008]. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de duas revistas científicas digitais das áreas de Educação e Biblioteconomia. Possui diversos trabalhos publicados na área. Vice-coordenador nacional do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação [out. 2013/out. 2015]. Faz parte da equipe de editores do E-LIS (International Open Archive of Library and Information Science) no Brasil, desde fevereiro de 2015. Atua como docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind, desde 2013. Organiza e coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados, construção de portais e periódicos eletrônicos (ferramentas OJS). Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também em competência em informação, editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, e indexação. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas, desde nov. 2014.
Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP - 2015) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (FEM/UNICAMP - 2006). Atualmente é coordenador de serviços do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (AEL/IFCH/UNICAMP), professor doutor da Faculdade de Tecnologia de Campinas (FATEC-CPS) e coordenador do projeto Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza - RIC-CPS (CGD/CPS). Publicou, entre outros, em 2023 o livro Cryptex da preservação digital, em 2012 o livro Instrumenta: Preservação de Documentos Digitais e em 2007 o livro Arquivística: temas contemporâneos.
Coordenador da Unidade de Infraestrutura, Preservação Digital e Segurança da Informação do projeto SciELO Brasil. Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Segurança da Informação, IDESP/Daryus (2022). Pós-Graduação em Perícia Forense Computacional, Impacta (2014). Tecnólogo em Redes de Computadores, Faculdade Oswaldo Cruz (2006).
Graduada em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Artes da UFMG (2022) na linha de pesquisa de Preservação do Patrimônio Cultural, bolsista da Capes. Atualmente é doutoranda em Artes na UFMG e Conservadora e restauradora do Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Em seus estudos propõe a abordagem interdisciplinar e o olhar voltado para a conservação preventiva das obras de arte. Tem como áreas de interesse Pinturas sobre diferentes suportes, o Patrimônio Cultural e sua relação com a sociedade, Conservação preventiva de acervos e as Ciências do Patrimônio.
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas, Conservação e restauro –SENAI-SP. Trabalha como conservadora de acervos bibliográficos no Museu Casa Guilherme de Almeida, onde também ministra cursos de pequenos reparos. Consultora de restauro em projetos especiais no Instituto de Estudos Brasileiros, envolvendo os acervos de Aracy Amaral e Antônio Cândido .Ministrou diversas oficinas em museus ligados ao SISEM. Estágio no Petöfi Irodálom Múzeum em Budapeste.
Formada pelo curso do Senai em 2003, possui mais de 30 anos de experiência comprovada em encadernação e restauração de obras sobre papel, já tendo restaurado centenas de obras em meu ateliê e tendo participado em projetos colaborativos de restauração. Realizou trabalhos de encadernação, conservação e restauro de livros e obras sobre papel; para instituições, pessoas físicas e bibliófilos. Principais bibliotecas para as quais já prestei serviços: José e Guita Mindlin; Centro de Memória do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Centro de Memória SESC São Paulo; Coleção Jorge e Ivani Yunes CJIY; Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Biblioteca Vinária; Laboratório Edson Motta SENAI Theobaldo de Nigris entre outros.
Conservadora de livros e papel e pesquisadora independente, tem experiência em coleções variadas no Brasil, Espanha, Egito e Reino Unido (museus, arquivos, bibliotecas). Presta serviços e assessora instituições públicas, privadas, clientes particulares em conservação preventiva e curativa de acervos, capacitação, treinamento, coordenação de equipes interdisciplinares. Mestre em Conservação (Camberwell College of Arts, Univ. of the Arts London) e arquiteta-urbanista (FAU-USP), colabora na criação e adaptação de projetos arquitetônicos, especial labs de conservação, como da nova Biblioteca da Direito-USP e concursos de arquitetura MIS PRO, RJ (1o lugar), Museu do Ipiranga (2o lugar). Serve como membro do Editorial Panel do Journal of the Institute of Conservation/ICON, publicação revisada por pares da associação profissional britânica.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2006), especialização em Ensino de Filosofia para Ensino Superior pelo Claretiano Centro Universitário - Ceuclar (2013) e é graduando em Museologia também pelo Ceuclar. Foi Coordenador do Programa Diálogos no Museu e programador cultural do Museu da Cidade de São Paulo. Atuou em outros departamentos da Secretaria Municipal de Cultura, como o Departamento do Patrimônio Histórico (produzindo conteúdo para a Jornada do Patrimônio), Centro Cultural São Paulo (como assistente da Curadoria). Além disso, elaborou e ministra dois cursos pelo Centro de Formação da Controladoria Geral do Município: Compliance e Combate à Corrupção e Reflexões para Combate ao Machismo Institucional e Social.
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo com o projeto de pesquisa intitulado "Waldisa Rússio e o museu-processo: os casos do Museu da Indústria e Estação Ciência". Desde 2014, atua nas áreas de pesquisa, comunicação e conservação de acervos museológicos e arquivísticos em instituições como Fundação Bienal de São Paulo e Instituto de Estudos Brasileiros - USP. Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Museologia e Acervos do Museu da Cidade de São Paulo, desempenhando ações de gestão das atividades e equipes responsáveis pela salvaguarda e pesquisa dos acervos do MCSP.
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP), trabalhou na Biblioteca Paulo Emílio Sales Gomes do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira de 2011 a 2019. Entre 2021 e 2022, participou do Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural" da Casa Mário e Andrade. Desde 2019, trabalha na Supervisão de Planejamento da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), com a organização do Acervo Histórico da CSMB e é representante da Equipe de Gestão da Secretaria Municipal de Cultura (EDOC-SMC).
Possui Mestrado em Ciência da Informação (2009) e graduação em Biblioteconomia (2000), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Foi Bibliotecário do SESC Campinas/SESC Pinheiros, onde além de exercer o cargo de Bibliotecário, também realizou animação cultural nas áreas de cinema, literatura e cultura digital. Foi um dos colaboradores para criação do portal de Acervos Artísticos e Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura. Exerceu suas funções junto a Supervisão de Museologia e Acervos Municipais no Departamento dos Museus Municipais, onde trabalhou com acervo de fotografias (negativos, positivos e digitais) na indexação, catalogação e organização. Ainda no Museu da Cidade, foi curador digital de conteúdo. Criador e Organizador do Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Museus por três anos seguidos (2021, 2022 e 2023). Foi conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª Região por duas gestões. Membro do Conselho Editorial e Produtor Associado da Memoricidade - Revista do Museu da Cidade de São Paulo. Atualmente exerce suas funções junto a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - Biblioteca Monteiro Lobato, além de coordenar o Projeto Tríade da Informação de sua autoria.
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP), tem experiência em Gestão da Informação Digital, Serviço de Referência e Preservação de acervos biblliogáficos. Atualmente, é Coordenadora do Setor de Preservação da Biblioteca Mário de Andrade, onde atua com conservação preventiva e conservação reparadora, realizando atividades de pequenos reparos em livros e documentos, higienização, acondicionamentos e controle ambiental. Desenvolve pesquisas para a melhoria dos processos da Preservação do acervo da BMA, com foco na longevidade dos materiais e seu acesso pelo público.
Possui pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC / Fiocruz). Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Arquivologia, também pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou em projeto no Museu de Arte do Rio – MAR com o acervo doado pela Fundação Roberto Marinho. Atualmente desenvolve suas atividades profissionais como Coordenadora do Arquivo Histórico da Biblioteca Mário de Andrade – BMA, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP (2005), especialista em Gestão de Projetos (SENAC, 2009) e Gestão de Documentos de Arquivo pela FESPSP (2014). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Gestão Documental do DPH onde atua desde 2009, quando ingressou no serviço público municipal como bibliotecária.
Graduada em Biblioteconomia pela FESPSP, possui MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Foi coordenadora das Bibliotecas Públicas Francisco Pati, Clarice Lispector e Álvaro Guerra respectivamente. Foi assessora técnica da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. É bibliotecária concursada da Prefeitura da Cidade de São Paulo e atualmente trabalha no Núcleo de Gestão Documental do Departamento do Patrimônio Histórico.