Programação
2023
2023
9h – 10h
ABERTURA DO III SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS E MUSEUS: PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVOS FÍSICOS E DIGITAIS
Raquel da Silva Oliveira - Coordenadora Geral da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas
Marcos Cartum - Diretor do Departamento dos Museus Municipais
João de Pontes Junior - Coordenador do Seminário
Danilo Montingelli - Coordenador do Seminário
10h – 12h
Para abordarmos questões relacionadas à preservação e conservação de acervos, nada melhor do que iniciarmos esse evento com três instituições federais, que foram envolvidas de maneira direta ou indireta na reconstrução, restauração e preservação dos acervos danificados durante atos antidemocráticos de 8 de janeiro, nos prédios dos três poderes da República. Além dessa abordagem, o que precisamos saber e fazer para estarmos sempre em alerta, a fim de evitarmos que nossos acervos estejam expostos de maneira a facilitar atos de vandalismo. Qual nossa responsabilidade?
Conferencistas:
Leonardo Neves Batista - Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM
Maria Cristina Silva Monteiro - Museu do Senado Federal
Mateus Ken Donehogawa de Menezes de Carvalho - Museu do Senado Federal
Marcelo Sá de Sousa - Museu da Câmara dos Deputados
Mediação:
Danilo Montingelli - CSMB/Biblioteca Monteiro Lobato
Intervalo: 12h - 14h
14h – 16h
Dando prosseguimento à conferência do período da manhã, o painel da tarde traz uma continuidade nas discussões sobre acervos acometidos por desastres; só que, aqui, o assunto será abordado pela ótica de elementos naturais, como o fogo, responsável por destruir completamente dois importantes museus brasileiros. Novamente cabe a pergunta: como evitar, por meio de conservação preventiva, que episódios como esses aconteçam? Nos “cases” desse painel, foi possível a recuperação de partes dos acervos, mas nem sempre podemos contar com a sorte do acaso.
Conferencistas:
Ana Luiza Castro do Amaral - Museu Nacional
Tayna da Silva Rios - Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM)
Mediação:
Danilo Montingelli - CSMB/Biblioteca Monteiro Lobato
10h – 12h
Seguindo à programação do dia anterior, que tratou de obras atingidas com desastres naturais, vandalismos, entre outras intempéries, a conferência do segundo dia trará os cuidados e os processos necessários para com a conservação de obras de arte, bi e tridimensionais, principalmente telas de pintura - item muito presente nas pinacotecas. Como os conservadores têm realizado esse trabalho? Há tecnologia possível para colaborar nesse trabalho? A conferencista irá abordar o assunto e trará as respostas para essa e mais perguntas.
Conferencista:
Teodora Carneiro - Pinacoteca do Estado de São Paulo
Mediação:
Paula Talib Assad - Museu da Cidade de São Paulo
Intervalo: 12h - 14h
14h – 16h
A conferência do período matutino trouxe uma visão de como devemos conservar e preservar obras de artes. O painel da tarde, composto por três grandes nomes da cena museológica, falará sobre como podemos e devemos armazenar esses bens culturais, de importância ilibada para as instituições que fazem guarda de acervos. Trata-se das reservas técnicas: como as estamos planejando e construindo, como se dá o armazenamento de obras nelas, se possuem controle e umidade de temperatura, se há climatização, e a importância desses itens para uma boa preservação e conservação dos acervos.
Conferencistas:
Ina Hergert - Museu Paulista / USP
Juliana Bechara Saft - Instituto Federal - SP
Cecília Salamon - Museu da Imagem e do Som
Shirley Silva - Sustenidos Organização Social
Mediação:
João de Pontes Junior - CSMB/Biblioteca Monteiro Lobato
10h – 12h
Quando falamos de ionização por raios gama, estamos falando em alta tecnologia a serviços dos acervos - trabalho realizado pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), em parceria com a palestrante, que fará a conferência do dia. Até pouco tempo, era comum o uso de raios gama para tratamento de acervos infestados por agentes biológicos, mas a palestrante falará sobre um novo uso e pesquisa em negativos fotográficos, e nos demonstrará os resultados importantíssimos para as áreas de Centros de Documentação e Memória, Arquivos e Museus.
Conferencista:
Maria Luiza Emi Nagai - Universidade de São Paulo
Mediação:
Alexandre Miyazato - CSMB/Planejamento
Intervalo: 12h - 14h
14h – 16h
Seguindo a conferência da Dra. Maria Luiza Emi Nagai, o painel vespertino traz um breve panorama sobre os processos de preservação e conservação de negativos fotográficos e filmes cinematográficos, de instituições especializadas na salvaguarda dessas tipologias de acervos, bem como de seus suportes físicos, além da apresentação da estrutura fornecida pelas instituições para que esse processo ocorra, atentando sempre para que tenhamos o resguardo da história e memória das nossas cidades, cultura, costumes e de tudo o versa sobre o patrimônio imaterial e imaterial.
Conferencistas:
Millard Schisler - Instituto Moreira Salles
Maria Fernanda Curado Coelho - Cinemateca Brasileira
Nathalia Colsato Prado - Cinemateca Brasileira
Mediação:
João de Pontes Junior - CSMB/Biblioteca Monteiro Lobato
10h – 12h
No terceiro dia do Seminário, traremos uma conferência que versa sobre uma experiência de nível internacional sobre preservação do patrimônio bibliográfico. As profissionais responsáveis pelo restauro de obras raras, no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) e no Laboratório de Restauro e do Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional (CPBN) - ambos os projetos da Biblioteca Nacional. As conferencistas trarão suas experiências de sucesso, para que outras bibliotecas e museus, que possuem obras raras, possam aproveitar para dirimir dúvidas e reverem ou formalizarem conceitos.
Conferencista:
Sílvia Fernandes Pereira - Biblioteca Nacional - CPBN
Jandira Helena Fernandes Flaeschen - Biblioteca Nacional - Restauro
Mediação:
Islana Ferreira Carla da Silva - Biblioteca Mário de Andrade
Intervalo: 12h - 14h
14h – 16h
Preservar obras raras é atual e sempre necessário. Mas com advento da internet e das ferramentas digitais, passou a existir uma tipologia de acervos que necessita de cuidados urgentes e vem se proliferando virtuosamente em computadores, storages físicos, hd’s e armazenamento em nuvem, sem qualquer tratamento arquivístico, sem a aplicação de uma tabela de temporalidade ou uma curadoria digital, na qual poderia ser aplicado o ciclo de vida para documentos digitais, já estabelecido pelo DCC - Digital Curation Centre da Escócia. Mas não é só isso, precisamos pensar também na preservação das publicações que nascem digitais, em como controlar essas bibliografias e em como extroverter esses acervos de maneira eficiente e eficaz.
Conferencistas:
Gildenir Carolino Santos - SBU/UNICAMP
Humberto Innarelli - AEL/IFCH/UNICAMP
Rondineli Gama Saad - Scielo Brasil
Mediação:
Mônica Maria Coelho Gomes - Biblioteca Mário de Andrade
10h – 12h
Já vimos anteriormente o processo de preservação de obras de arte na Pinacoteca do Estado. Aqui apresentaremos, por meio da profissional conservadora do MASP, os processos de preservação e restauro do patrimônio cultural em museus, trazendo os casos já trabalhados pela instituição. Afinal, deve-se focar na proteção do que um país pode ter de mais precioso culturalmente: suas obras de arte e seus acervos, guardando toda a memória e a história, para que possam ser discutidas e debatidas em exposições, a qualquer tempo. Tudo isso só será possível se tivermos, por detrás, um conservador cuidando desse patrimônio.
Conferencista:
Tereza Moura - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Mediação:
Ana Paula Pavan - DPH/Núcleo de Gestão de Documental
Intervalo: 12h - 14h
14h – 16h
Paul Valéry já dizia que “os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a humidade, os bichos, o tempo e o seu próprio conteúdo." O restauro de livros começou a ser realizado por monges em mosteiros na Idade Média, sendo conhecidos como “Monges Encadernadores”. As práticas foram desenvolvidas e aprimoradas, transformando os livros em verdadeiras obras de arte. Costumamos dizer, inclusive, que restaurar um livro é “um trabalho beneditino” exatamente por esse motivo. Esse painel trará três profissionais que trabalham com o restauro de livros, apresentando suas habilidades e os trabalhos realizados em seus ateliês ou nas instituições em que exercem seu ofício.
Conferencistas:
Marlene Laky - Museu Casa Guilherme de Almeida
Ligia Camillo - Ateliê Ligia Camillo
Ana Paula Tanaka - Tanaka Filmes e Livros
Mediação:
Jamile Salibe Ribeiro de Faria - DPH/Núcleo de Gestão Documental
Download da Programação - I Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Museus - 2021
Download da Programação - II Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Museus - 2022
Download da Programação - III Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas e Museus - 2023